sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

as fotografias dele.

ele não tira muitas fotografias mas, às vezes, lembra-se. ontem descarregou as fotografias do telemóvel todas: estava lá o verão, o outono e o inverno. e estão desfocadas e tortas e eu gosto tanto delas. não fui eu que as tirei. são eles vistos pelos olhos dele. e eu vi uma a uma e sorri muitas vezes.  foram uma boa surpresa. uma vez disse à minha irmã que queria juntar dinheiro e chamar alguém para lhes tirar fotografias. ela disse que eu tenho muitas fotografias bonitas deles. tenho centenas de fotografia deles. mas quero vê-los assim: pelos olhos dos outros.



quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

estes dias.

 
***
[de todos os meninos do parque, o melhor amigo da maria é o vicente. ainda só gatinhavam quando se conheceram. quando os dias são grandes eles brincam no parque até escurecer. ela corre para a porta quando ele chega da escola, ele grita por ela: maria, maria. mas já passaram muitas semanas desde que eles estiveram juntos. meses. e, às vezes, ela chora porque ele não está lá quando chegamos. ela fez-lhe um postal de natal que ainda não lhe entregou: é uma prenda com a fotografia dela lá dentro. quando apago as luzes e nos deitamos, às vezes pergunta: achas que o vicente já está a dormir? do parque podemos ver a janela da casa dele. ela olha para lá muitas vezes: nunca aparece ninguém. ela pára e olha para lá e depois olha para mim: mamã, ele não está lá. e eu fico triste por ela. e na segunda-feira quando fomos ao parque levei um pau de giz. chamei-a: adivinha o que é que vamos fazer. ela adivinhou logo. disse-me o que queria escrever se soubesse desenhar as letras. e debaixo da janela dele eu escrevi por ela: vicente, tenho saudades tuas. hoje quando lá chegámos ela viu uma resposta: eu também tenho muitas saudades tuas. ela gritou: ele viu, ele viu. e, desta vez, ela tinha um sorriso no rosto quando olhou para a janela dele: ela não o viu mas sabia que ele continuava ali. e um dia vão brincar outra vez.]

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

actividades.

a semana passada não fizemos muitas actividades. primeiro os dois com tosse e a febre, depois o rapazinho com conjuntivite. fizemos pizza, jogaram jogos, pintaram, enchemos a casa de purpurina.  também houve muito choro e muito colo. e assim fomos ocupando o tempo.